logo

um acervo em resgate
Quem é quem

Saiba mais sobre os principais nomes envolvidos, em ordem alfabética

BOB WOLFENSON

Com mais de 50 anos de carreira, é um dos mais conhecidos fotógrafos de retratos, de moda e de publicidade do Brasil. Expôs em prestigiadas instituições do país, como Masp, Centro Cultural Maria Antonia, Museu de Arte Moderna de Salvador e Museu de Fotografia de Fortaleza. Entre seus muitos livros, destacam-se “Antifachada”, “Belvedere”, “Desnorte” e “O Livro Falado”. É vencedor de prêmios de fotografia como os concedidos pela Funarte e pela Fundação Conrado Wessel.

Depois de uma enchente que atingiu seu estúdio na Vila Leopoldina, em São Paulo, em 2005, o espaço foi novamente inundado em fevereiro de 2020, comprometendo parte expressiva do seu acervo. Seu novo estúdio fica na Vila Romana.

FERNANDA CICERO DE SÁ

É formada em artes plásticas pela faculdade Santa Marcelina e pós-graduada em criação e multimeios pela Anhembi Morumbi. Também se especializou em conservação e restauro no Senai.

Atuou como pesquisadora na Pinacoteca do Estado de São Paulo e conservadora e documentalista no Centro de Memória e Informação do Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo.

No projeto de recuperação do acervo do fotógrafo Bob Wolfenson, ao longo de 2023, ela exerceu a função de documentalista. Ou seja, Fernanda faz a análise das informações dos suportes fotográficos.

GABRIELLA MOYLE

É conservadora, pesquisadora e consultora. Graduada em história pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), especializou-se em conservação e restauração de bens culturais móveis pelo CECOR/UFMG. Atua em projetos de preservação e conservação do patrimônio cultural desde 2001 e em projetos de exposições de artes visuais desde 2008.

Trabalhou no Instituto Moreira Salles (IMS) de 2008 a 2022, sendo responsável pelo trabalho de preservação, conservação preventiva, conservação e restauração ligado ao acervo do IMS, e a acervos de terceiros sob a guarda ou custódia temporária da instituição.

Em fevereiro de 2020, foi uma das pessoas que coordenaram as primeiras ações de resgate e salvamento do acervo de Bob Wolfenson, dando início ao projeto que se desdobra desde então.

JULIANA BITTENCOURT

Formada em fotografia pelo Centro Universitário Senac, especializou-se em conservação e restauração de fotografias na Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museologia do Instituto Nacional de Antropologia e História do México. Mais tarde, fez um mestrado em museologia na USP.

No exterior, atuou como conservadora no museu Frida Kahlo e na Fundación Televisa, ambos na Cidade do México, e como pesquisadora de acervos fílmicos na Filmoteca Espanhola, em Madri.

De volta ao Brasil, atuou na Funarte e no Arquivo Histórico Wanda Svevo, da Bienal de São Paulo. Neste último, sob a orientação de Leandro Melo. Juliana coordenou o projeto de recuperação do acervo do fotógrafo Bob Wolfenson ao longo de 2023, trabalhando ao lado de Talita e Fernanda

LEANDRO MELO

Graduado em arquitetura e urbanismo pela USP, teve formação complementar em conservação-restauração de documentos gráficos e fotográficos, áreas em que atua há mais de 25 anos na elaboração e execução de projetos e, como docente, na formação de profissionais.

Atualmente é supervisor de conservação do Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo e é um dos coordenadores técnicos do Projeto Manuel Correia de Andrade, que realiza a conservação e catalogação do acervo doado pelo geógrafo ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP).

Atuou ao longo de 2023 como consultor do projeto de restauração do acervo de Bob Wolfenson. Anteriormente, em fevereiro de 2020, foi um dos coordenadores das primeiras ações de resgate e salvamento dos arquivos do fotógrafo.

SERGIO BURGI

Formado em ciências sociais pela USP em 1981, ano em que ingressou no mestrado em conservação fotográfica da School of Photographic Arts and Sciences, do Rochester Institute of Technology (EUA). É coordenador da área de fotografia do IMS (Instituto Moreira Salles) desde 1999.

Burgi é organizador de livros como “Marcel Gautherot, Fotografias”, “Luciano Carneiro - Fotojornalismo e Reportagem” e “Marc Ferrez - Território e Imagem”.

Ao ver uma publicação de Bob Wolfenson nas redes sociais sobre a enchente que havia tomado o seu estúdio, em fevereiro de 2020, Burgi mobilizou especialistas do IMS e de outras instituições para atuar no salvamento do acervo do fotógrafo. Nos dias seguintes, ele supervisionou as ações de recuperação dos arquivos.

TALITA RENNÓ

Graduada em fotografia no Senac, atuou em projetos de preservação de coleções fotográficas do Museu do Ipiranga em equipe liderada por Leandro Melo.

Também trabalhou com conservação de fotografias no Arquivo Público do Estado de São Paulo e no Masp. Na Cinemateca Brasileira, foi responsável por realizar a revisão de material cinematográfico.

Ao longo de 2023, atuou como conservadora no projeto de recuperação do acervo de Bob Wolfenson, retirando os materiais do freezer e realizando o tratamento de conservação e o diagnóstico. Antes, em fevereiro de 2020, havia participado das primeiras ações de salvamento dos arquivos do fotógrafo.

Copyright © Bob Wolfenson 2023 - 2024